GUIMARÃES JAZZ ASSINALA 25 ANOS E ABRE COM CONCERTO DIRIGIDO POR MARCO BARROSO

LusaGuimarães, Braga, 03 nov (Lusa) — O Guimarães Jazz comemora 25 anos, a partir de hoje, com uma programação feita “da base para o topo”, a encarar o futuro, segundo o programador Ivo Martins, e abre com um concerto dirigido por Marco Barroso.

O festival, a decorrer até ao próximo dia 19, vai levar aos palcos da cidade nomes como o saxofonista Rudresh Mahanthappa, o trompetista Ambrose Akinmusire e Donny McCaslin (que liderou a banda que gravou “Blackstar”, com David Bowie), entre muitos outros, e abre hoje com a Big Band LUME, a Banda da Sociedade Musical de Pevidem e o Coro BJazz da Escola de Jazz do Convívio, num concerto sob direção de Marco Barroso.

“Este regime de proximidade e esta possibilidade de o festival se abrir a áreas de intervenção para os jovens, torna-o num processo mais enriquecedor e mais complexo e interessante. Isto é que diferencia verdadeiramente o festival, porque festivais, como dizia o outro, há muitos. Agora, esta fórmula tão trabalhada e com envolvência dos jovens torna isto tudo muito mais festivo, mais celebratório”, disse Ivo Martins.