Guerra na Ucrânia: Premier de Alberta pede desculpas por comentários passados

FOTO: DANIELLE SMITH TWITTER
FOTO: DANIELLE SMITH TWITTER

A nova premier de Alberta pediu esta quarta-feira desculpas por comentários passados sobre a invasão russa da Ucrânia. Danielle Smith diz que a opinião que tinha sobre o assunto mudou. Em fevereiro deste ano, a recém eleita premier de Alberta foi ao twitter dizer que compreendia a separação das duas regiões da Ucrânia, Donestk e Lugasnk, por alegadamente sentirem mais afinidade com a Rússia.

Dias depois dos comentários da premier de Alberta Danielle Smith sobre a guerra Rússia-Ucrânia terem sido divulgados em praça pública, a líder do Partido Conservador Unido emitiu um pedido de desculpas.

Numa declaração publicada no Twitter na passada terça-feira, Smith diz condenar “categoricamente a invasão russa da Ucrânia e o sofrimento indescritível que a Rússia tem e continua a infligir ao povo ucraniano”.

“Antes de reentrar na política no início deste ano, fiz alguns comentários mal informados sobre a invasão russa da Ucrânia. O meu conhecimento e opinião sobre este assunto evoluíram drasticamente desde essa altura, e peço desculpa por esses comentários anteriores”.

Tudo terá começado em fevereiro deste ano, quando Danielle Smith foi ao Twitter mostrar apoio à separação das duas regiões da Ucrânia, Donetsk e Lugansk, por alegadamente sentirem mais afinidade com a Rússia.

Também numa conversa de ‘livestream’ a 29 de abril, Smith disse que “a única resposta para a Ucrânia é a neutralidade”, acrescentando que compreende porque é que a Rússia teria uma preocupação com uma Ucrânia alinhada pelo Ocidente e ainda armada com armas nucleares à sua porta. No entanto, Danielle Smith errava na observação, já que a Ucrânia renunciou às armas nucleares nos anos 90.