Guerra na Ucrânia: Canadá planeia negar entrada a indivíduos sancionados

Foto: DR
Foto: DR

O Governo do Canadá que proibir a entrada de russos sancionados no país. O projeto de lei, já apresentado no Senado, prevê que a Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá negue a entrada e até expulse indivíduos sujeitos a sanções, bem como os seus familiares.

Russos que sejam alvos de sanções canadianas podem vir a ser impedidos de entrar no Canadá. A intenção foi anunciada pelo ministro federal da Segurança Pública, Marco Mendicino, e consta de um projeto de lei, apresentado no Senado.

Regra geral, a legislação do Governo é introduzida, em primeiro lugar, na Câmara dos Comuns, mas também pode seguir primeiramente para o Senado. De acordo com uma fonte do executivo, trata-se de uma forma de acelerar a aprovação da lei.

De acordo com o Governo federal, as “mudanças vão permitir que a Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá negue a entrada e remova indivíduos sujeitos a sanções e que funcionários [de imigração] neguem vistos”.

“Uma vez em vigor, essas alterações (…) serão aplicadas a todos os cidadãos estrangeiros sujeitos a sanções do Canadá e a qualquer familiar que os acompanhe.”

À semelhança dos seus aliados ocidentais, o Canadá já sancionou mais de mil pessoas da Rússia, da Bielorrússia e da Ucrânia, alegadamente corresponsáveis pelo conflito armado no país da Europa de Leste.