Guerra na Ucrânia: Canadá envia mais artilharia e bombas aéreas para o país

Foto: Canadian Armed Forces/Facebook
Foto: Canadian Armed Forces/Facebook

O Canadá vai enviar mais artilharia e bombas aéreas para a Ucrânia. A garantia é do ministro federal da Defesa. O pacote também inclui roupa de inverno, botas e sacos-cama.

O Canadá vai enviar mais munições para a Ucrânia, incluindo artilharia e bombas para aviões, anunciou o ministro da Defesa, Bill Blair, em Bruxelas, esta quarta-feira, dia 11.

O novo pacote foi revelado no início de uma reunião dos aliados que têm estado a ajudar a armar o país da Europa de Leste para resistir à invasão da Rússia.

O anúncio coincidiu com a chegada de Volodymyr Zelensky à sede da NATO. O presidente ucraniano apelou presencialmente aos ministros da defesa aliados para que sejam disponibilizadas mais armas e munições. Zelensky antecipa mais um duro inverno de combates nas regiões leste e sul do seu país.

A última doação do Canadá inclui 2 mil cartuchos de munições de artilharia de 155 milímetros e 955 cartuchos de fumo de artilharia – destinados a serem disparados pelos mesmos obuses.

Para além disso, o Governo vai enviar 277 bombas, a serem utilizadas pelos aviões militares do país, bem como roupa de inverno, botas e sacos-cama.

As munições são provenientes dos stocks existentes das forças armadas canadianas.