Guerra na Ucrânia: Anita Anand diz que Canadá vai adquirir novos tanques

FOTO: ANITA ANAND TWITTER
FOTO: ANITA ANAND TWITTER

O Canadá vai entregar quatro carros de combate Leopard 2 suplementares à Ucrânia para ajudar a combater a invasão russa, elevando para oito a sua contribuição. O anúncio foi feito na última sexta-feira pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau. No entanto, no dia de ontem, a ministra da Defesa, Anita Anand, já disse que o Canadá vai adquirir tanques para substituir aqueles que foram enviados na ajuda ao país invadido pela Rússia.

O Canadá anunciou sanções contra 129 pessoas, em particular ministros e deputados que votaram a favor da invasão russa, e 63 entidades.

Além das ajudas superiores a 32 milhões de dólares à Ucrânia, o Canadá vai também entregar quatro carros de combate Leopard 2 suplementares ao país invadido pela Rússia, aumentando para oito a contribuição.

E por causa do apoio à Ucrânia, o Canadá vai adquirir tanques adicionais para substituir os que estão a ser enviados, disse a ministra da Defesa Anita Anand, no domingo, 26 de fevereiro.

“Estou sempre preocupada em garantir que as Forças Armadas canadianas tenham o que precisam para servir e proteger este incrível país”, disse Anita Anand que deixou uma garantia.

“Isso significa que vamos comprar tanques adicionais para as Forças Armadas canadianas”.

Estes tanques, acrescentou ela, podem não ser exatamente os mesmos que os oito tanques de batalha Leopard 2 que o Canadá deu à Ucrânia.

O exército canadiano, disse Anand, quer assegurar-se de que tem “as soluções mais inovadoras e modernas”.