Guerra comercial trava mercado imobiliário, diz CREA

Foto: Pexels

A guerra comercial entre o Canadá e os Estados Unidos da América (EUA) está a tornar os canadianos mais cautelosos no que toca ao mercado imobiliário.

Novos dados da Canadian Real Estate Association (CREA) revelam uma possível queda nas vendas, indicando que tanto compradores como vendedores estão a tomar precauções extras nas suas transações e a reavaliar os seus planos imobiliários.

Os especialistas do ramo imobiliário referem que as pessoas estão desconfortáveis e preocupadas com as suas situações financeiras, o que influencia a tomada de decisões.

A CREA aponta que esta situação levou a uma queda de 9,8% nas vendas de casas a nível nacional de mês para mês, com o número de propriedades recém-listadas a cair 12,7% de janeiro para fevereiro.

A associação apontou que a Área Metropolitana de Toronto é uma das regiões onde a queda é mais acentuada, uma vez que o sul de Ontário é um motor económico do Canadá no ramo da exportação. Mercados em Windsor, no Quebec e em Alberta também podem agravar a queda com o desenrolar da guerra comercial.

Os especialistas do ramo imobiliário afirmaram que permanecem as incertezas quanto ao futuro do mercado imobiliário em todo o Canadá, dependendo dos possíveis avanços ou recuos em torno das tarifas impostas por Donald Trump.