GRANDES CIDADES DO CANADÁ COM SAÍDAS RECORDE DE POPULAÇÃO

Foto: Burst/Pexels
Foto: Burst/Pexels

Há cada vez mais canadianos a abandonarem as grandes cidades para se estabelecerem em comunidades mais pequenas. Um novo relatório do Statistics Canada mostra que as metrópoles do Canadá têm registado perdas recorde de população.

As maiores cidades do Canadá estão a registar uma perda recorde de pessoas, à medida que os residentes se mudam para comunidades mais pequenas em busca de casas a preços acessíveis.

De acordo com um novo relatório do Statistics Canada, Montreal e Toronto sofreram uma perda recorde de pessoas de julho de 2019 a julho de 2020. Os moradores urbanos mudaram-se para os subúrbios, cidades mais pequenas e zonas rurais.

Toronto perdeu 50.375 pessoas nesses 12 meses, enquanto Oshawa, que se situa nas proximidades, viu sua população aumentar 2,1% – o crescimento populacional mais rápido do país. Kitchener, Cambridge e Waterloo, em Ontário, bem como Halifax, em Nova Escócia, ocupam o segundo lugar do ranking de cidades com maior crescimento, num aumento populacional de 2%.

No mesmo período, Montreal perdeu 24.880 residentes, ao passo que comunidades próximas, como Farnham e Saint-Hippolyte, viram as suas populações aumentar.

De acordo com os especialistas, a pandemia tem contribuído para o esvaziamento das grandes cidades. Fenómenos como o teletrabalho ou a procura por habitações mais acessíveis entre os mais jovens acentuam essa tendência.

Apesar de muita gente estar a sair, as zonas urbanas continuam, no geral, a registar ganhos populacionais por causa da migração internacional. 90% do crescimento das grandes cidades deve-se aos imigrantes, valor que cai para pouco mais de um terço noutras regiões do Canadá.