
Maputo, 01 dez (Lusa) – O Governo moçambicano aprovou hoje um pacote de medidas de incentivo à produção de bens alimentares e também ações de controlo cambial, num momento em que o metical sofre uma forte desvalorização e o país enfrenta escassez de divisas.
“Estas medidas incluem o estímulo à produção nacional de bens alimentares e também de serviços, incluem boas práticas cambiais para evitar atos especulativos a uma maior agressividade na busca de divisas no exterior”, disse o porta-voz do Conselho de Ministros, no final da sessão realizada hoje em Maputo.
Segundo Mouzinho Saíde, no pacote de medidas o Governo prevê a disponibilização de divisas “a título excecional” para importação de produtos de primeira necessidade, como o trigo, e um aumento de intervenções no mercado cambial para assegurar maior disponibilidade de moeda estrangeira.