
O Governo liberal de Justin Trudeau tem o apoio da maioria dos canadianos para as próximas eleições, mas enfrenta uma desconfiança por causa dos gastos acima do orçamento. E isso pode custar votos ao partido. São as informações de uma nova pesquisa da empresa de estudos de mercado, Ipsos.
O orçamento federal, que tem data de apresentação marcada para 19 de abril, pode ser chave para o voto dos canadianos aos liberais. Embora tenham a maioria do apoio, o Governo liberal pode sofrer uma crise de votos caso não equilibrem os gastos dentro do orçamento de estado de 2021.
É o que dizem cerca de 8 em cada 10 canadianos numa recente pesquisa da empresa de estudos de mercado, Ipsos, encomendada pela Global News.
Por outro lado, a maioria dos canadianos disse apoiar uma situação de gastos ou despesas superiores às receitas fiscais durante o período da pandemia. Uma altura de maior aperto para todos.
Estima-se que o orçamento governamental deverá incluir grandes gastos com vista à recuperação económica no país, em resultado da pandemia. Os especialistas apontam para um deficit de 382 mil milhões de dólares. Uma valor que pode facilmente subir para os 400 mil milhões por causa das atuais restrições.
A pesquisa também sugere que os canadianos temem um aumento da taxa de impostos em resultado dos novos gastos. Quase metade dos inquiridos disseram que essas taxas deveriam ser reduzidas para aqueles com baixos a médios rendimentos. E uma outra mesma percentagem diz que os cidadãos de maiores rendimentos deveriam ser mais taxados.
Além disso, o estudo mostrou que os canadianos entrevistados querem que o orçamento aumente os gastos com programas de redução de pobreza.
Mas o que eles realmente querem é uma recuperação mais a curto prazo e a sobrevivência económica, em vez de objetivos a longo prazo. E isso pode custar votos aos liberais caso apresentem medidas em contrário.
De acordo com o estudo, 40% dos inquiridos votaria no Partido Liberal e 30% no Partido Conservador, fosse a eleição exatamente no dia seguinte à pesquisa. Já o NDP vê o apoio a cair.
Os liberais também lideram os votos de apoiantes de todas as faixas etárias e o primeiro-ministro, Justin Trudeau, também conta com mais de metade do apoio dos inquiridos.