GOVERNO GUINEENSE READMITE EMPRESA RUSSA EM EXPLORAÇÃO DE AREIA PESADA

LusaBissau, 13 nov (Lusa) – O ministro dos Recursos Naturais guineense, Daniel Gomes, mandou readmitir a empresa russa Potô Sarl a exploração de areia pesada em Varela, norte da Guiné-Bissau, por considerar que já cumpriu com as imposições legais sobre a preservação do ambiente.

Em julho passado o novo Governo guineense suspendeu o contrato de exploração das areias pesadas de Varela sob alegação de que a Potô Sarl não cumpria as normas previstas na lei de inertes.

Na altura, Daniel Gomes disse ter baseado a sua decisão num despacho da Célula de Avaliação de Impacto Ambiental (CAIA) para mandar suspender os trabalhos da empresa. Volvidos cerca de quatro meses e após a regularização das normas exigidas manda ordena novamente o reinício das atividades.