GOVERNO FEDERAL NÃO CONFIRMA PROJEÇÕES DE FORNECIMENTO DA VACINA COVID-19

Foto: Pexels
Foto: Pexels

O fornecimento da vacina da covid-19 no Canadá está a ser alvo de polémica. Os governos de Alberta e Ontário já divulgaram números específicos relativamente ao número de doses que terão disponíveis em inícios de 2021. Informações que o governo federal não confirma.

Os anúncios promissores da Pfizer e da Moderna desencadearam um turbilhão de dúvidas sobre como será a vacina da covid-19 distribuída no Canadá, numa altura em que os casos de covid-19 continuam a bater recordes no país.

Os governos de Alberta e de Ontário são os primeiros a dizer quantas doses em específico vão ter disponíveis no início de 2021. A ministra da Saúde de Ontário, Christine Elliott, dá conta de 2,4 milhões de vacinas nos primeiros três meses do ano. Já a diretora-geral da Saúde de Alberta, Deena Hinshaw, fala em 465 mil doses da vacina da Pfizer e 221 mil doses da vacina da Moderna, a distribuir em Alberta no arranque de 2021.

Em ambas as províncias, as autoridades garantem ter um papel ativo na aquisição nacional de vacinas da covid-19. Só que o governo federal, por sua vez, não confirma os números, nem como pretende distribuir as doses pelo país.

Questionada sobre as projeções de Ontário, a ministra federal da Saúde, Patty Hajdu, refere apenas que o governo federal está a negociar o fornecimento da vacina com as províncias e territórios. O Secretário Parlamentar de Saúde vai mais longe. Em declarações à imprensa canadiana, Darren Fisher diz não saber onde Christine Elliott recolheu os números divulgados.