
O Canadá está a discutir a possibilidade de aderir ao programa americano de defesa antimíssil ‘Golden Dome’, segundo um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro (PMO).
Com as incertezas e instabilidades em torno das relações entre o Canadá e os Estados Unidos da América (EUA), provocadas pelas tarifas e comentários de Donald Trump, Mark Carney e a sua equipa de ministros têm estabelecido várias discussões de negociação.
A 20 de maio, o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou alguns aspetos do seu escudo de defesa antimíssil continental. Acrescentou que faz sentido que o Canadá esteja envolvido e referiu que a iniciativa veio do lado canadiano. Trump disse que a sua administração está pronta para trabalhar com o Canadá para garantir o cumprimento dos deveres da sua parte, incluindo o acerto dos custos.
Enquanto isso, no Canadá, os premiers do ocidente canadiano debatem a soberania do Ártico, a segurança energética, o comércio internacional e a preparação para situações de emergência.
Os premiers do Canadá Ocidental iniciaram a sua conferência anual de dois dias em Yellowknife, a 21 de maio.
O encontro anual realiza-se duas semanas antes de todos os premiers canadianos se reunirem com o primeiro-ministro Mark Carney em Saskatoon.