Governo federal e Alberta assinam memorando sobre novo oleoduto

Foto: CPAC

O primeiro-ministro Mark Carney e a premier de Alberta Danielle Smith assinaram esta quinta-feira, 27 de novembro, um memorando de entendimento com Alberta para a construção de um novo oleoduto até à costa oeste.

O acordo define que o Governo federal permite a exportação de petróleo através de um porto de águas profundas para os mercados asiáticos e, “se necessário”, ajusta a proibição de navios-tanque para que isso aconteça.

O memorando de entendimento entre os governos federal e provincial afirma que Ottawa e Alberta vão dialogar com a British Columbia (B.C.) sobre o projeto do gasoduto e trabalhar com a província para promover os seus próprios interesses económicos através de grandes projetos.

O acordo vincula o projeto do gasoduto ao projeto de captura de carbono proposto pela Pathways Alliance e autoridades governamentais afirmam que os dois projetos devem ser construídos em conjunto.

O projeto Pathways é uma rede de captura e armazenamento de carbono no valor de 16,5 mil milhões de dólares, planeada para o norte de Alberta.

Antes do anúncio, o ministro das Finanças, François-Philippe Champagne, referiu que o acordo energético entre o Governo federal e o Governo de Alberta interliga a segurança energética, a segurança económica e a segurança nacional.