GOVERNO FEDERAL ANUNCIA NOVA AGENDA POLÍTICA

Foto: CPAC
Foto: CPAC

Dia decisivo na política canadiana. O muito aguardado discurso do trono decorreu esta tarde em Ottawa e anunciou os planos e prioridades do governo federal no arranque da nova sessão legislativa.

Um ponto de viragem. É isso mesmo que representa o discurso do trono na política canadiana. O momento, que inaugura cada nova sessão parlamentar, redefine a agenda política do governo federal. E desta vez, como era de esperar, foi amplamente marcado pela pandemia.

O discurso do trono de dia 23 de setembro, decorreu em Ottawa. A cerimónia seguiu o protocolo habitual, mas com mudanças. Quando a governadora geral Julie Payette chegou à sede da Câmara do Senado, houve salva de tiros de canhão e a execução dos hinos nacionais britânico e canadiano.

Depois, no salão principal do edifício, Payette fez a leitura, ao lado do primeiro ministro Justin Trudeau. Ao contrário de anos anteriores, a plateia foi reduzida, teve de usar máscaras e manter o distanciamento social.

No discurso foram anunciados os planos de combate à covid-19, não só a curto, mas a longo prazo.

Na lista de afazeres imediatos do executivo, incluem-se investimentos em creches e lares de idosos, bem como um programa alargado relativo ao subsídio de desemprego.

O último discurso do trono do Canadá foi há menos de um ano, numa altura em que a pandemia parecia longe do horizonte. Entretanto, tudo mudou. O novo coronavírus virou a economia do avesso, à semelhança da vida de muitos canadianos. A prioridade em promover a recuperação das empresas e empregos foi um dos pontos fortes do discurso.

A união de todos para manter o Canadá cada vez mais forte e resiliente foi a mensagem de encerramento do discurso.”