Governo do Quebec: Salas de cinema, espetáculos e locais de culto reabrem

Foto: Pavel Danilyuk\Pexels
Foto: Pavel DanilyukPexels

As autoridades provinciais do Quebec levantaram hoje mais medidas de saúde pública na região. Agora, salas de cinema e de concertos podem reabrir com 50% da capacidade, assim como locais de culto. Ainda assim, mantém-se obrigatório apresentar um comprovativo de vacinação contra a Covid-19 para participar nestes eventos.

O dia 7 de fevereiro foi o dia escolhido para o levantar de mais medidas de restrição na província do Quebec, mantendo-se, assim, em curso o plano de desconfinamento das autoridades provinciais.

Com a reabertura das escolas a 17 de janeiro, e o levantamento da primeira onda de restrições a 31 de janeiro, incluindo a reabertura dos restaurantes, algum entretenimento, e não só, abre portas no Quebec

As salas de cinemas podem passar a operar com 50% da capacidade ou receber, no máximo, 500 pessoas. É necessário apresentar um comprovativo de vacinação contra a Covid-19 e não haverá intervalos para as sessões de cinema.

Os cinemas ‘drive-in’ podem funcionar com carros estacionados a no mínimo um metro de distância e juntar, no máximo, 5 mil pessoas por sessão.

Salas de concertos e de eventos internos podem operar com 50% da capacidade e também é necessário apresentar um comprovativo de vacinação contra o novo coronavírus. Quanto a eventos ao ar livre, estes já podem operar com capacidade para receber mil pessoas.

Já os locais de culto podem funcionar com uma capacidade de 50% e com um máximo de 250 pessoas, sendo novamente obrigatório apresentar um comprovativo de vacinação.

Os funerais são permitidos com um máximo de 50 pessoas e, nesse caso, o comprovativo das vacinas contra a Covid-19 não é um requisito obrigatório.

O Governo do Quebec ainda vai seguir com o plano de levantar mais restrições, sendo que a partir de 14 de fevereiro, spas e centros de bem-estar vão poder reabrir com 50% da capacidade, assim como desportos praticados no interior e atividades recreativas. No entanto, competições e torneios mantêm-se proibidos.

Bares, cervejarias, tabernas e casinos permanecem fechados até novo aviso e ainda não há previsão de quando os cidadãos do Quebec poderão novamente frequentar esses estabelecimentos.