

O Ministério do Meio Ambiente do Ontário lançou uma investigação sobre a Volkswagen Canadá e Audi Canadá por causa do escândalo mundial envolvendo carros a diesel construídos para enganar os testes de emissões.
Num comunicado divulgado na quarta-feira à tarde, o ministério diz que vai investigar se a companhia violou a Lei de Proteção Ambiental, que proíbe a venda de carros que não passam os padrões de emissões do Ontário.
No mês passado, foi revelado que a Volkswagen AG e as suas marcas associadas, instalaram software em carros equipados com modelos específicos do seu motor turbodiesel, que lhes permitiria reduzir drasticamente o nível de óxido de nitrogénio que estes emitem, mas apenas quando submetidos a um teste de emissões.
Em todas as outras vezes, os carros foram vistos a emitir óxido de nitrogénio em níveis até 40 vezes mais do que é juridicamente aceitável na América do Norte.
O Ministro do Meio Ambiente Glen Murray diz que a batota no teste de emissões é “inaceitável”.
O ministério diz que espera que a Volkswagen garanta que todos os 35.000 veículos afetados que vendeu na província vão cumprir com as regras em futuros testes de emissões provinciais, enquanto “minimiza qualquer inconveniência e custos para os proprietários”.
Os veículos afetados incluem vários modelos diferentes da Volkswagen e modelos Audi vendidos entre 2009 e 2015.
Fonte: CP24