
O governo Liberal do Ontário distribuiu mais de 907 milhões de dólares em subsídios empresariais desde 2013, com os maiores montantes a serem canalizados para empresas de alta tecnologia rentáveis e grandes fabricantes de automóveis.
Números divulgados pelo governo mostram que o gigante Cisco Systems (TI) recebeu 220 milhões de dólares da província, a Fiat-Chrysler e Honda Canadá receberam ambas mais de 85 milhões de dólares, enquanto que a Ford Motor Company obteve mais de 70 milhões de dólares.
O governo justifica que os subsídios ajudaram a alavancar mais de 2 mil milhões de dólares em investimentos no setor automóvel do Ontário, e ajudou a criar e a preservar cerca de 68.500 postos de trabalho.
A maior parte dos subsídios foram concedidos ao abrigo do fundo de prosperidade e empregos da província, cerca de 783,7 milhões de dólares até agora, enquanto os subsídios menores foram entregues no âmbito dos fundos de desenvolvimento regional para o leste e sudoeste do Ontário.
O ministro do Desenvolvimento Económico Brad Duguid salienta que o governo tem de entrar em “parcerias estratégicas” com as empresas, porque outras jurisdições oferecem incentivos financeiros para atrair novos investimentos – e os postos de trabalho que resultam daí.
Fonte: Canadian Press