GOVERNO DO ONTÁRIO ACUSADO DE ENGANAR O PÚBLICO SOBRE PLANOS PARA VENDER A HYDRO ONE

O governo Liberal do Ontário está a ser acusado de intencionalmente ehydro onenganar as pessoas sobre os seus planos para privatizar a Hydro One para arrecadar milhões de dólares para o transporte público, noticiou a Canadian Press.
Andrea Horwath, a líder do partido NDP, afirma que a primeira-ministra Kathleen Wynne não tem um mandato para vender a empresa pública de transmissão de energia elétrica, porque os Liberais nunca cogitaram a ideia durante a campanha eleitoral do ano passado.
Wynne diz que os Liberais fizeram campanha sobre os planos para rever os ativos provinciais de modo a aproveitá-los para investir em projetos de infraestrutura.
Mas Horwath aponta isso como deliberadamente vago, e acrescenta que Wynne nem sequer consegue dizer as palavras “vender” ou “privatizar” a Hydro One, mas usa termos como “otimização”, “valor de desbloqueio” e “maximização”dos ativos.
Wynne também usa o termo “abertura de propriedade” para descrever os planos do governo para vender 60 por cento da Hydro One, que Horwath diz que seria engraçado se a questão da privatização do sistema elétrico não fosse tão séria.
A líder do NDP sublinha que Wynne usa qualquer linguagem possível, exceto a verdade direta: ela está a vender a Hydro One, o que significa que os contribuintes vão perder o controlo da empresa pública, bem como uma grande parte das futuras receitas.