GOVERNO DE TRUDEAU COM 60% DE APROVAÇÃO DOS CANADIANOS

Foto: Justin Trudeau/Facebook
Foto: Justin Trudeau/Facebook

O governo de Justin Trudeau continua a ter a aprovação dos canadianos, com uma margem de 5% sobre o Partido Conservador. Apesar disso, segundo a sondagem da Ipsos, os canadianos gostam mais dos seus líderes provinciais.

A taxa de aprovação do primeiro-ministro Justin Trudeau continua forte, apesar dos números crescentes do novo coronavírus por todo o Canadá.

Uma sondagem feita pela Ipsos mostra que os liberais de Trudeau mantêm a vantagem sobre os conservadores, com uma margem de 5%.

De acordo com a pesquisa, 60% dos canadianos aprovam a resposta de Trudeau à pandemia, ao passo que 40% desaprovam.

A aprovação de Trudeau subiu 1% desde outubro. De acordo com Darrell Bricker, chefe de Relações Públicas da Ipsos, os sucessivos recordes de casos de covid-19 no Canadá não estão a afetar a popularidade do primeiro-ministro.

Se o país fosse palco de eleições neste momento, os liberais receberiam 36% dos votos populares. 31% dos canadianos votariam no Partido Conservador, 17% no NDP, 8% no Bloc Québécois e 7% no Partido Verde.

Em termos de aprovação provincial, a pesquisa mostra que em Ontário, os liberais continuam com uma vantagem sólida de 41% sobre os conservadores, cuja aprovação se situa nos 31%.

Já no Quebec, o Bloc Québécois e o Partido Liberal estão praticamente empatados, com 36% e 33% respetivamente.

Por outro lado, apesar da boa taxa de aprovação de Trudeau, os premiers são em média mais populares. Segundo a sondagem, 68% dos canadianos aprovam o seu líder provincial, contra os 32% que desaprovam.