Governo de Ontário: Relatório diz que gastou menos 10,3 mil milhões

FOTO: DOUG FORD TWITTER
FOTO: DOUG FORD TWITTER

O órgão fiscalizador da economia da província diz que o Governo de Ontário gastou 10,3 mil milhões de  dólares menos do que o planeaado durante o último ano fiscal.

O Financial Accountability Office garantiu, num relatório, que o Governo de Ontário aumentou o plano de gastos em mais de 22 mil milhões, durante o ano fiscal de 2020-21, que ficou marcado pela pandemia.

No entanto, as autoridades da província gastaram cerca de 10 mil milhões menos do que o planeado, incluindo mil milhões a menos em saúde e um saldo de quase 3 milhões e meio de dólares no final do ano num fundo de contingência. O dinheiro serve para reduzir a dívida líquida de Ontário, projetada em cerca de 400 mil milhões de dólares.

Uma porta-voz da ministra da Saúde  da província disse que parte dos gastos com a saúde abaixo do planeado se deveu à menor procura por alguns serviços, devido à pandemia.

O Financial Accountability Office avançou que nos últimos 10 anos, os gastos reais foram quase 4 milhões abaixo do planeado, em média, tornando o número deste ano “significativamente mais alto” do que na década anterior.

Já um porta-voz do presidente do Conselho do Tesouro observou que os gastos gerais aumentaram mais de 21 mil milhões de dólares face ao ano anterior, devido às medidas pandémicas, e que não sobrou dinheiro para o Fundo de Saúde ou de Apoio a Pessoas e Emprego.

“Durante o ano passado, o nosso Governo fez investimentos sem precedentes e históricos para proteger o sistema de saúde e apoiar as pessoas e empresas em toda a província”, disse Sebastian Skamski em comunicado.

“O premier Doug Ford disse vezes sem conta que durante esta pandemia o nosso Governo não iria poupar um centavo quando com a saúde e a segurança do povo de Ontário.”

O órgão fiscalizador financeiro projeta que o défice orçamentário para 2020-21 será de pouco mais de 29 mil milhões, em comparação com os 38 mil milhões e meio que o Governo projetou no último orçamento.

A estimativa é baseada, em parte, na receita esperada em quase 3 mil milhões acima do previsto, uma vez que as perspetivas para a economia de Ontário melhoraram desde o orçamento, de acordo com o relatório.