Governo de Ontário expande programa ‘One Fare’

Foto: X Prabmeet Sarkaria

O Governo de Ontário está a prolongar o seu programa ‘One Fare’ por mais dois anos, uma medida que, segundo as autoridades, continuará a aliviar os custos para os passageiros na região metropolitana de Toronto e Hamilton (GTHA).

Lançada em 2024, a iniciativa elimina as tarifas duplas quando os passageiros fazem transferências entre os sistemas de transporte local e o GO Transit. Desde a sua criação, a província afirma que o ‘One Fare’ economizou quase 200 milhões de dólares aos habitantes de Ontário e permitiu cerca de 62 milhões de transferências gratuitas entre as agências participantes.

O programa permite que os passageiros paguem apenas uma vez ao fazerem transferências entre a Toronto Transit Commission (TTC), GO Transit, Brampton Transit, Durham Region Transit, MiWay, Peel TransHelp e York Region Transit. Os passageiros podem aceder ao programa com um cartão PRESTO, cartão de débito ou cartão de crédito, e as transferências são válidas durante duas horas quando iniciadas no transporte local e três horas quando iniciadas no GO Transit.

O programa ‘One Fare’ é parte de um investimento provincial mais amplo de 70 mil milhões de dólares em transportes públicos – considerado a maior expansão da América do Norte.