Governo de Ontário: Doug Ford remodela gabinete após demissão de ministro

Foto: CityNews
Foto: CityNews

Steve Clark anunciou a sua demissão do cargo de ministro da Habitação na manhã do Dia do Trabalhador, na segunda-feira à tarde, Ford anunciou que Paul Calandra deixará o seu cargo de ministro dos Cuidados Continuados para assumir a pasta de Clark, para além de uma série de outras alterações.

Steve Clark anunciou a sua demissão do cargo de ministro da Habitação, dias depois de um relatório contundente do comissário para a Integridade de Ontário ter concluído que o governante violou as regras de ética quando o Governo provincial retirou da zona protegida do Greenbelt terrenos destinados a desenvolvimento.

Na tarde do mesmo dia, 4 de setembro, o premier de Ontário, Doug Ford, anunciou que Paul Calandra deixa o seu cargo de ministro dos Cuidados Continuados para assumir a pasta de Clark, para além de uma série de outras alterações.

Calandra permanece líder da Casa do Governo, enquanto Stan Cho o sucede como ministro dos Cuidados Continuados.

Caroline Mulroney passa a ser presidente do Conselho do Tesouro e Prabmeet Sarkaria assume o seu cargo de ministro dos Transportes. Mulroney continua a ser responsável pelos Assuntos Francófonos.

Ford afirmou que tem uma “equipa renovada” em funções.

No ano passado, o Governo provincial retirou cerca de 2.995 hectares de terra do Greenbelt para construir 50 mil casas e substituiu-os por cerca de 3.804 hectares noutro local.

As medidas fazem parte do compromisso do Governo de resolver a crise da habitação, prometendo construir 1,5 milhões de casas em 10 anos.

Duas investigações sobre a troca de terrenos do Greenbelt revelaram que o processo de seleção foi precipitado e incorreto, tendo favorecido alguns promotores em detrimento de outros.

Doug Ford admitiu o mau processo de seleção, mas afirmou que não fez nada de errado.

Tanto o comissário para a Integridade como o auditor geral concluíram que o chefe de gabinete de Clark, Ryan Amato, selecionou 14 dos 15 locais que foram retirados da zona protegida.

O comissário para a Integridade, J. David Wake, concluiu que nem Clark nem Ford sabiam o que Amato andava a fazer.

Ford deu instruções a Clark, numa ordem de mandato, para analisar um processo de abertura do Greenbelt, pouco depois da grande vitória dos conservadores progressistas nas eleições do ano passado.