
Macau, China, 21 nov 2025 (Lusa) — O Governo de Macau revelou hoje que a administração pública está a dar prioridade a dispositivos eletrónicos chineses, porque aqueles vindos de países ocidentais “com uma postura hostil em relação à China” representam “um risco”.
“Foram já emitidas instruções pela DSAFP [Direção dos Serviços de Administração e Função Pública], sobretudo para as infraestruturas críticas”, disse o secretário para a Administração e Justiça de Macau.
“Ponderámos, prioritariamente, o recurso aos aparelhos do nosso país” nos serviços e departamentos governamentais da região semiautónoma chinesa, sublinhou Wong Sio Chak.
O dirigente, que tomou posse em 16 de outubro, admitiu no parlamento de Macau que “existe um risco” no fornecimento de dispositivos eletrónicos de telecomunicações.
“É uma questão muito sensível e em que também se verifica uma fragilidade”, referiu Wong, apontando o dedo aos “países do Ocidente, sobretudo alguns com uma postura hostil em relação à China”.
No entanto, o secretário sublinhou, durante a apresentação das Linhas de Ação Governativa para 2026 na área da Administração e Justiça, que as limitações apenas se aplicam à administração pública de Macau.
“Temos um mercado aberto e não iremos restringir o setor privado para utilizar os dispositivos estrangeiros. As entidades e o privado têm a liberdade de escolher esses aparelhos”, explicou Wong.
Em 19 de outubro, o Governo central da China acusou os Estados Unidos de realizarem um ciberataque contra o Centro Nacional de Serviço de Horário (NTSC, na sigla em inglês), responsável por manter a precisão da hora oficial do país.
O Ministério da Segurança do Estado chinês disse que o ataque “sistemático e planeado há muito tempo” começou em 2022, através de uma vulnerabilidade no serviço de SMS (mensagens curtas) de uma “marca estrangeira” de telemóveis.
A vulnerabilidade permitiu “atacar secretamente e obter o controlo dos telemóveis de vários funcionários do NTSC e roubar dados confidenciais armazenados nos mesmos”, referiu o ministério.
VQ (PMC) //
Lusa/Fim
