GOVERNO CANADIANO CONDENA ATAQUE A OPOSITOR DE PUTIN

Foto: Yustas/Wikimedia Commons
Foto: Yustas/Wikimedia Commons

O governo federal canadiano condena o alegado envenenamento de Alexei Navalny. O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que “o uso de armas químicas é repugnante e inaceitável”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Canadá diz-se profundamente preocupado com os relatórios alemães que concluíram que Alexei Navalny foi envenenado.

Em comunicado enviado às redações na quarta-feira, 2 de setembro, François-Philippe Champagne diz que o governo canadiano “condena veementemente o ataque” ao principal opositor do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A nota de imprensa de Champagne reitera as conclusões avançadas no mesmo dia pelo governo alemão. O ministro repete que Navalny foi envenenado com um agente de nervos da família do Novichok. A mesma substância que foi utilizada para envenenar Sergei Skripal e a sua filha, no Reino Unido, há dois anos.

O ministro canadiano diz que “o uso de armas químicas é repugnante e inaceitável”. Acrescenta que as autoridades russas têm de explicar o que aconteceu sem demoras, de forma a responsabilizar os culpados.