
A vice-chefe do governo escocês criticou Durão Barroso por ter afirmado que impedir o acesso de uma eventual Escócia independente à União Europeia vai contra os próprios princÃpios europeus.
Em declarações à Radio 4 da BBC, Nicola Sturgeon, que além de membro do governo escocês é vice-presidente do Partido Nacionalista da Escócia, afirmou que nenhum Estado membro da União Europeia “mostrou oposição” sobre a possÃvel adesão da Escócia caso os resultados do referendo de 18 de setembro indicarem vontade de independência.
Sturgeon respondia desta forma à s declarações do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que afirmou que seria “extremamente difÃcil” senão mesmo impossÃvel a entrada da Escócia na União Europeia (UE) como nação independente.
De acordo com Durão Barroso, a dificuldade de acesso de um novo Estado, como pode vir a ser o caso da Escócia, está relacionada com a aprovação da adesão por parte de todos os membros da União Europeia.




