
Na segunda-feira, 16 de junho, Doug Ford esteve em Boston com líderes provinciais do Canadá e governadores do nordeste dos Estados Unidos da América (EUA).
O encontro foi promovido pelos anfitriões americanos, que convidaram cinco premiers para reforçar alianças contra as tarifas de Donald Trump.
Participaram os premiers das províncias do Atlântico e uma representante do Governo do Quebec. Em cima da mesa estiveram as tarifas e o impacto nas relações entre os dois países.
Em declarações à imprensa, Ford disse que muitos governadores consideram insultuosos os comentários de Trump. O Presidente americano tem repetido que o Canadá devia tornar-se o 51.º estado dos EUA. Para Ford, essa ideia é um desrespeito a um dos aliados mais próximos de Washington.
Alguns governadores manifestaram ainda preocupação com a redução do número de turistas canadianos nos EUA. Apontam o dedo à retórica da Casa Branca e à instabilidade nas tarifas.
Apesar das tensões, Ford descreveu o ambiente como cordial.
A reunião decorreu no mesmo dia em que Mark Carney se encontrou com Trump, à margem da cimeira do G7. Ford pediu ao primeiro-ministro que fosse firme na defesa dos interesses do Canadá.