

11 de junho de 2014. THE CANADIAN PRESS / Fred Chartrand
O governador geral David Johnston está a marcar o começo do que será provavelmente os seus últimos meses como o representante da rainha no Canadá, incitando todos os canadianos a fazer de 2017, ano que assinala o 150.º aniversário do Canadá, um ano de legado.
“Temos uma oportunidade rara, uma oportunidade de uma geração de pensar sobre o Canadá e olhar para o futuro”, disse Johnston na sua mensagem anual de Ano Novo.
O mandato de Johnston termina em setembro, mas ainda falta saber como será feita a seleção do seu substituto.
O primeiro-ministro Justin Trudeau disse à Canadian Press, durante uma entrevista de fim de ano, que ele ainda não pensou muito sobre como o próximo governador-geral será nomeado.
Johnston, 28º governador geral do Canadá, foi nomeado em 2010 depois que uma comissão propôs uma lista de nomes para o então primeiro-ministro Stephen Harper.
Dois anos mais tarde, Harper criou um painel formal para aconselhar sobre futuras nomeações vice-régias e Trudeau disse que ele vai rever esse sistema antes de decidir o que vai fazer.
O mandato de Johnston deveria ter terminado em 2015, mas foi prorrogado por Harper antes da eleição desse ano.
Entre os projetos em que trabalhou durante o seu tempo no gabinete estava o alargamento do alcance do sistema de honras do país, incluindo a Ordem do Canadá, que comemora o seu próprio 50º aniversário em 2017.
Fonte: Canadian Press