

A partir de hoje (ontem), quando você usar o seu smartphone para procurar notícias no motor de busca da Google ou o Google Notícias no Canadá, os seus resultados de busca serão notavelmente diferentes do que eram antes.
A Google Canadá e grandes editores canadianos estão a lançar páginas móveis rápidas ou AMP (sigla em inglês) – sites construídos usando as regras de código aberto e ferramentas desenvolvidas pela Google com a promessa de que estas irão carregar muito mais rápido e consumir muito menos dos seus dados num dispositivo móvel.
O lançamento significa que grandes meios de comunicação social como o Globe and Mail, o Toronto Star, Global News, o Weather Network, e Postmedia (e, em poucas semanas, a CBC News) vão começar a exibir páginas AMP quando um utilizador visitar os sítios web no seu smartphone.
Significa, também, que o motor de busca Google.ca e a Google News Canada vão começar a apresentar artigos de notícias AMP num carrossel de destaque no topo da página em resposta a pesquisas. Os artigos AMP provavelmente também irão aparecer no topo dos resultados de pesquisa regulares, visto que estes são projetados para ser mais rápidos do que as páginas convencionais e a Google vem priorizando páginas com base em parte na velocidade de carregamento há cerca de dois anos, disse à CBC Richard Gingras, o chefe da Google News.
O serviço AMP, anunciado no ano passado, já foi lançado oficialmente em cerca de 10 outros países, e cerca de 120 milhões de documentos AMP já foram criados em mais de 650.000 domínios de publicação em todo o mundo.
Fonte: CBC News
