

O analista político Jean Lapierre disse que Duceppe, que liderou o partido por quase 15 anos até 2011, vai assumir o lugar do atual líder Mario Beaulieu.
Lapierre disse que Duceppe vai retomar o papel que ele deixou há três anos, enquanto que Beaulieu vai tornar-se presidente do partido.
Como resultado, Beaulieu vai resignar e permitir que Duceppe se torne líder do partido – permitindo que Duceppe possa participar em debates nacionais para a próxima eleição federal.
Um anúncio oficial a explicar como tudo isso será feito terá lugar na quarta-feira, às 10:30 horas. Os regulamentos para o partido normalmente requerem uma corrida pela liderança.
No ano passado, Beaulieu foi eleito líder de um enfraquecido Bloc e tem sido incapaz de gerar muito interesse público no partido.
Também no ano passado, Pierre Karl Peladeau, que agora é líder do Parti Quebecois, classificou o Bloco “irrelevante”, mas mais tarde ele retratou-se da sua declaração.
Neste momento, o Bloc tem apenas dois deputados na Câmara dos Comuns, tendo perdido mais de metade do seu grupo parlamentar desde a eleição de 2011, quando o Bloco foi praticamente varrido do mapa eleitoral e Duceppe perdeu o seu assento parlamentar.
A associação de membros do Bloc Quebecois diminuiu acentuadamente e é atualmente de 19.000 – com menos de 60 por cento de votação na corrida pela liderança do ano passado.
Fonte: CTV Montreal