
Os preços da gasolina subiram novamente no Canadá. Segundo a GasBuddy, a média nacional aumentou cerca de dois cêntimos por litro na segunda semana de junho. Na costa oeste e nas províncias do Atlântico, os aumentos chegaram aos quatro cêntimos.
De acordo com os analistas, a principal razão é a tensão no Médio Oriente. Após um ataque israelita ao Irão, Teerão ameaçou fechar o estreito de Ormuz, uma via essencial para o transporte global de petróleo.
Com a instabilidade, o preço do petróleo subiu 10% em poucos dias. E o aumento já se nota nas bombas de gasolina em todo o país.
Até ao fecho desta peça, o preço médio da gasolina rondava os 1,36 dólares por litro. O valor mais baixo registava-se em Manitoba: 1,28. E em British Columbia (B.C.), chegava aos 1,55.
Mas o problema não é só geopolítico. Especialistas explicam que as tarifas de Donald Trump estão a gerar instabilidade no mercado. As petrolíferas reagem a essa incerteza, ajustando os preços com base no que antecipam ser a procura nas próximas semanas.
No verão, o consumo também aumenta, com mais viagens e deslocações. Essa procura sazonal faz pressão sobre os preços, que tendem a subir nesta altura do ano.
Segundo os analistas, se o conflito entre Israel e o Irão se agravar, os preços podem continuar a subir.
Só com sinais de pacificação no Médio Oriente – e com mercados mais estáveis – é que os valores podem descer, mais para o fim do verão.