FUTURO DO ARQUIVO RTP EM SEGREDO

É incerto o futuro do Arquivo da RTP
É incerto o futuro do Arquivo da RTP
É incerto o futuro do Arquivo da RTP
É incerto o futuro do Arquivo da RTP

Sigilo absoluto. Esta parece ser a orientação da RTP e do Governo sobre o futuro do Arquivo Audiovisual da RTP. Como o CM revelou, depois de, em 2011, ter recebido 150 milhões em forma de adiantamento da Direção-Geral do Tesouro e Finanças pela compra deste Arquivo, a estação pública iniciou conversações com o Estado para o manter na sua esfera. O Arquivo devia passar para as mãos do Estado já este ano, mas neste momento não se sabe o que irá acontecer.
Questionada pelo CM, a RTP optou por não fazer qualquer comentário. E não explica, por exemplo, se para ficar com o Arquivo irá devolver os 150 milhões de euros que utilizou para pagar parte da dívida ao banco Depfa. Do lado do Governo, o gabinete do ministro da tutela, Poiares Maduro, também não comenta.
O CM também questionou a Impresa, dona da SIC, e a Media Capital, que detém a TVI, mas ambas as administrações optaram por não fazer comentários.
Os privados aguardam que seja conhecido o modelo final de financiamento da RTP, o que poderá acontecer ainda durante este mês. De recordar que Alberto da Ponte afirmou que para viver a empresa pública precisa de 200 milhões/ano e que em 2014 só terá 180 milhões com a taxa audiovisual e as receitas comerciais. Neste momento, estão a ser discutidas como Estado outras formas de financiamento da RTP, nomeadamente para os canais internacionais e, precisamente, para a manutenção do Arquivo.