FUTEBOL DE EMOÇÕES

Os nossos leitores dedicam uma especial atenção às notícias do desporto e com maior ênfase a tudo o que diz respeito ao futebol em Portugal. No passado fim-de-semana não houve competições ao nível da Liga de clubes, porque jogou a seleção nacional e que cumpriu, escrupulosamente, com o que se exigia face à presença no próximo ano, no campeonato da Europa, em França. Para já Portugal lidera o grupo e pelo que falta jogar tudo indica que estaremos mais uma vez numa fase final de seleções. Mas se o entusiasmo em torno da seleção é crescente, o mesmo se passa com o campeonato nacional de clubes e que está ao rubro, como poucos imaginariam há relativamente pouco tempo.

A última jornada veio baralhar tudo e animar as próximas semanas até final do campeonato. Não era expectável que dos 5 primeiros apenas um saísse vencedor. Neste caso o Sporting, que bateu e convenceu o adversário Guimarães. Benfica e Porto que vinham somando vitórias com exibições satisfatórias, ou o quanto baste, para garantir a pontuação máxima, resolveram escorregar, embora o Benfica tivesse registado uma prestação pior com uma derrota com o Rio Ave, que não se esperaria, tanto mais que começou esse jogo praticamente a ganhar.

O Porto não soube aproveitar essa situação, mas mesmo assim aproximou-se do rival, ao ponto de ter criado as condições para que, a partir de agora, qualquer das duas equipas candidatas ao título apenas dependa de si própria. Embora o Benfica esteja numa posição mais confortável, o Porto poderá na penúltima jornada arrancar uma vitória no estádio da Luz por uma diferença de 3 golos.

Tudo são hipóteses e ninguém pode arriscar desfechos. Tendo em conta o que se passou na última jornada, a partir de agora já não há jogos fáceis. Todos os clubes, por mais modestos que sejam, agigantam-se nesta fase da prova porque, ou ainda sonham com a possibilidade de ascenderem a uma competição europeia, ou lutam pela manutenção na primeira liga. Até final faltam 8 jornadas, portanto 24 pontos em disputa.

Para além dos dois principais candidatos, também o Sporting espreita uma possibilidade de ainda poder chegar ao segundo lugar, que lhe daria acesso direto à Champions e aos muitos milhões de euros inerentes. Para isso, conta com o desgaste a que o Porto vai ser sujeito nas competições europeias (vai defrontar o Bayern de Munique) e a pressão que o Benfica passou a sentir. Quem pensou que o nosso futebol estava adormecido e resolvido, enganou-se. As emoções voltaram e o entusiasmo está presente em todos os jogos, que vão passar a ter assistências redobradas.

A Direção