
Lisboa, 19 dez 2025 (Lusa) — O Fundo de Fomento Cultural vai apoiar, com 500 mil euros, 14 projetos de mérito cultural, de um total de 292 candidaturas submetidas, sem audiência de interessados para que o pagamento seja iniciado ainda este ano.
A lista das candidaturas submetidas, apoiadas e excluídas foi divulgada hoje pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), assim como a deliberação de dispensa de audiência de interessados, “a título excecional”, para que seja processado até ao final deste ano o pagamento da primeira prestação de financiamento aos projetos escolhidos.
De acordo com a lista divulgada, o financiamento vai ser repartido por 14 projetos de mérito cultural, com a Associação A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, fundada por Tiago Pereira, a obter a melhor classificação e um apoio de 79.549 euros.
Há um 15.º projeto identificado na lista como “financiado-condicionado”, com 57.473 euros, que diz respeito à associação cultural e recreativa açoriana Plutão Camaleão, que organiza o festival Tremor.
Os 14 projetos de mérito cultural foram aprovados no decorrer de um concurso público com avaliação de júris, aberto a 17 de outubro, na sequência de uma alteração no Fundo de Fomento Cultural (FFC) decidida pela atual ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
SS/(JRS) // MAG
Lusa/fim
