Fundação Tzu Chi entrega mais 840 casas a famílias afetadas por ciclone em Moçambique

Búzi, Moçambique, 26 ago 2025 (Lusa) – A fundação de princípios budistas Tzu Chi vai entregar 840 casas a famílias afetadas, em 2019, pelo ciclone Idai em Sofala, infraestruturas orçadas em cerca de 33 milhões de dólares (28,3 milhões de euros), anunciou a instituição.

As 840 habitações a serem entregues em 03 de setembro foram construídas no distrito de Búzi, na província de Sofala, centro de Moçambique, e fazem parte de um pacote de 2.067 habitações que estão a ser erguidas no centro de reassentamento de Guara-Guara, no mesmo distrito, para apoiar as vítimas do ciclone Idai, que afetou aquela província em 2019.

“Estas casas simbolizam mais um passo rumo ao objetivo que definimos quando decidimos criar a fundação em Moçambique: apoiar as comunidades, sobretudo as mais vulneráveis”, refere o presidente da Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique, Dino Foi, citado no comunicado da instituição.

Até então, 1.611 casas já foram entregues por esta fundação em Sofala, que prevê disponibilizar até 2026 mais de 3 mil casas naquela província, destinadas a pessoas afetadas pelo ciclone Idai, conforme avança o mesmo comunicado.

O pacote de apoio à reconstrução da fundação em Sofala está orçado em 108 milhões de dólares (101 milhões de euros), inteiramente disponibilizados pela organização, que está em Moçambique desde 2012, apoiando as autoridades em momentos de emergência.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e abril.

O período chuvoso de 2018/2019 foi dos mais severos de que há memória em Moçambique: 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, dois dos maiores de sempre a atingir o país.

PME // VM

Lusa/Fim