Fronteiras: Canadá acusa dois americanos de tráfico de mais de 50 migrantes

Foto: Pexels

Dois homens dos Estados Unidos da América (EUA), incluindo um que trabalhava como motorista de autocarro, foram acusados pela polícia canadiana de envolvimento numa operação de contrabando de seres humanos.

A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) disse em comunicado a 12 de março que os homens – um residente de Nova Iorque de 36 anos e um de Nova Jérsia de 35 anos – supostamente organizaram a entrada de mais de 50 migrantes no Canadá de autocarro, ao longo de um período de cerca de três meses.

Segundo a força policial, um dos homens estava empregado como motorista de autocarro na empresa utilizada. Os homens foram detidos em setembro de 2023 no posto de fronteira de Saint-Bernard-de-Lacolle, no Quebec.

Ambos foram acusados de organizar a entrada no Canadá, em violação do artigo 117 da Lei de Imigração e Proteção dos Refugiados, de conspiração para organizar a entrada no Canadá e de conspiração para subornar um oficial, neste caso, um funcionário da Agência de Serviços de Fronteira do Canadá.

A RCMP informou que decorre uma investigação e que pondera um pedido de extradição para o Canadá, solicitando que quem tiver informações contacte a polícia.