Fronteira no Quebec: Roxham Road abre portas a quem quiser entrar

FOTO: TWITTER/ https://21finz.com/
FOTO: TWITTER/ https://21finz.com/

A fronteira de Roxham Road, no Quebec está aberta para os que procuram asilono Canadá. O Governo federal suspendeu a proibição no último domingo, citando a melhoria da situação da saúde pública e a reabertura da fronteira terrestre com os Estados Unidos.

Os que desejam cruzar a fronteira em pontos não autorizados, como Roxham Road, no Quebec, vão ter mais uma vez permissão para entrar no país.

O governo do Canadá suspendeu a proibição no último domingo e justificou a situação com aas melhorias alcançadas na saúde pública, assim como a reabertura da fronteira terrestre com os Estados Unidos. A proibição, que está em vigor desde o final de março do ano passado, fez com que os candidatos a refugiados fossem negados na fronteira e regressassem assim aos Estados Unidos.

Agora, terão permissão para entrar no país para pedir asilo e permanecer no Canadá.

Janet Dench, diretora executiva do Conselho Canadiano para Refugiados, disse que a fronteira nunca deveria ter sido fechada para refugiados, mas ficou satisfeita em vê-la reaberta.

“Manter a porta aberta para os pedidos de asilo é uma das obrigações fundamentais básicas do Governo do Canadá, e foi usada a desculpa da pandemia por muito tempo”, disse Dench.

“Mas, finalmente, essa porta está aberta.”

Em comunicado, o gabinete do Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania disse que todos os pedidos de asilo “devem aderir a medidas rígidas de saúde pública”, incluindo um período de quarentena e testes para a Covid-19.

O governo canadiano avançou, por meio de um acordo com os Estados Unidos, que os pedidos de asilo que foram recusados ​​ainda poderão apresentar uma reclamação, agora que as medidas foram suspensas.