
Toronto e GTA contam com a semana mais fria do inverno até agora, com frio do ártico a prolongar-se durante dias.
Depois de um início de estação mais quente do que o normal, Toronto está a sentir o primeiro sabor do verdadeiro ar de inverno com uma onda de frio prolongada que se mantém durante vários dias.
A sensação térmica foi de -22° C na segunda-feira, 15 de janeiro. O ar ártico não vai abrandar até depois do fim-de-semana.
Meteorologistas alertam a todos os que precisam de passar algum tempo ao ar livre que usem roupa de inverno adequada.
“Existe um risco moderado de hipotermia e de queimaduras pelo frio se estiver ao ar livre durante longos períodos de tempo”, afirmam.
Olhando para o futuro, espera-se que outra ronda de ar frio se instale no final de janeiro e início de fevereiro.
Toronto abriu os seus quatro centros de aquecimento que oferecem espaços de descanso, refeições, acesso a casas de banho e encaminhamento para abrigos de emergência.
O ar gelado pode ser novo em Toronto nesta estação, mas o oeste do Canadá está finalmente a começar a aquecer depois de ter mergulhado no frio profundo no início de janeiro. Vancouver assistiu a vários dias de temperaturas recorde e grande parte das pradarias tem registado arrepios de vento que chegam aos -50° C.
No oeste canadiano, a WestJet cancelou mais de 460 voos devido aos dias consecutivos de frio extremo. A companhia aérea foi obrigada a cancelar, pelo menos, 464 voos desde o dia 11 de janeiro, de acordo com uma publicação no seu sítio Web.
O frio extremo tornou o líquido de degelo ineficaz em algumas cidades, disse Madison Kruger, estratega de relações públicas da WestJet.
