Freeland agenda reunião: Alberta quer sair do plano de reformas e Ontário é contra

FOTO: Chrystia Freeland/X
FOTO: Chrystia Freeland/X

Chrystia Freeland vai reunir-se com os ministros da Finanças das províncias do Canadá para discutir o plano de Alberta de abandonar o Canada Pension Plan. O ministro das Finanças de Ontário, Peter Bethlenfalvy, apoia as críticas de Justin Trudeau ao plano de Alberta.

A vice-primeira-ministra e ministra das Finanças do Canadá, Chrystia Freeland, vai reunir-se com os ministros das Finanças provinciais e territoriais para discutir a proposta de Alberta de retirar a província do Plano de Pensões do Canadá ou ‘Canada Pension Plan’.

Freeland foi questionada sobre uma potencial reunião em conferência de imprensa, depois de o ministro das Finanças de Ontário, Peter Bethlenfalvy, ter solicitado uma “reunião urgente” dos ministros das Finanças para abordar a proposta de Alberta.

O pedido de Bethlenfalvy surge uma semana depois de o primeiro-ministro Justin Trudeau ter atacado o plano da premier de Alberta, Danielle Smith, de sair do Canada Pension Plan.

“Embora mantenhamos sempre o nosso respeito por Alberta, o nosso Governo apoia firmemente o Canada Pension Plan e partilha as suas sérias preocupações com a proposta de Alberta de se retirar da mesma”, afirmou Bethlenfalvy na sua carta.

O ministro das Finanças de Ontário afirmou que a província respeita o papel que Alberta desempenha no sucesso económico do Canadá e que continua a apoiar o setor energético, mas que a força do Plano de Pensões do Canadá reside no âmbito nacional.

No mês passado, a premier de Alberta, Danielle Smith divulgou um relatório da consultora LifeWorks, segundo o qual, se Alberta saísse do plano federal, teria direito a 334 mil milhões de dólares, mais de metade dos ativos do fundo.