Fraude em vendas: regulador de Ontário adverte agentes imobiliários

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

O regulador de Ontário adverte os agentes imobiliários para estarem atentos a sinais de vendas fraudulentas de casas. O memorando do Conselho Imobiliário de Ontário foi dado a conhecer na passada terça-feira.

O organismo que regula os 100 mil agentes e corretores imobiliários de Ontário, apela a uma maior vigilância na verificação da identidade de um cliente, numa altura em que cresce a onda de fraudes no setor.

O memorando do Conselho Imobiliário de Ontário (RECO), lembra aos membros que são obrigados por lei a verificar se as partes, numa transação, são quem dizem ser.

“Vocês desempenham um papel crucial na proteção dos interesses dos vossos clientes e da integridade das transações imobiliárias”, lê-se no memorando.

“Os seus deveres incluem também a vigilância contínua de tudo o que pareça suspeito ou inconsistente”.

Enquanto a ação do Conselho Imobiliário está a ser bem recebida por alguns, outros questionam porque é que o memorando só agora está a ser divulgado e como é que os agentes que não seguem as regras estão a ser responsabilizados.

Uma das recomendações do memorando é que os agentes confirmem que um indivíduo se parece com a fotografia que está no cartão de identificação.

O organismo apela aos membros para verificar a altura e a cor dos olhos na carta de condução, para se certificarem de que correspondem à pessoa que aluga ou vende uma casa e a utilizar ferramentas online, como o sistema Ontario’s Driver’s License Check, para ver o estado da carta.

O memorando também pede aos agentes imobiliários que acompanhem de perto os detalhes na escrita.

“Esteja atento a quaisquer inconsistências, tais como erros ortográficos quando o comprador ou vendedor escreve o seu nome ou endereço de correio eletrónico, ou outros erros estranhos ou invulgares”, lê-se no memorando.