

(Foto : ctvnews.ca)
Durante um discurso no Parlamento em Ottawa, na passada segunda-feira, François Hollande, presidente da França, destacou a cultura e a língua compartilhadas entre a França e o Québec.
“A relação entre o francês e Québec é difícil de descrever. Essa relação é única. Nós temo-nos esquecido disso ao longo de toda a história”, disse ele.
O Presidente da França disse depois que os dois governos devem concentrar-se no fortalecimento dos seus laços de amizade e parceria para benefício das gerações futuras, e olhar para o futuro da ‘Francofonia’, e ir além de arrependimentos do passado. “Nossa amizade não é baseada na nostalgia sobre o que poderia ter sido há 400 anos atrás”, disse Hollande. “A única palavra que pode resumir a relação entre Québec e a França é a palavra ‘única’ “, destacou.
O presidente francês falou a seguir sobre os laços históricos entre as duas populações, seus problemas económicos que são semelhantes, assim como as alterações climáticas, e o futuro do mundo francófono.
Ele terminou o seu discurso com uma nota do amor. “Obrigado por amarem a França. Nós também vos amamos.”
O primeiro-ministro do Quebec, Philippe Couillard, referiu-se também à “relação fraternal” entre a França e o Quebec. Couillard acenou para as lutas comuns de ambas as populações, incluindo nas dificuldades económicas.
Hollande continuou sua visita ao Canadá na terça-feira, último dia da viagem, com paragens em Québec City e Montreal.
Fonte da noticia: cbc.ca