
Terminou esta sexta-feira a visita do primeiro-ministro de França ao Canadá. No Parlamento do Quebec, Gabriel Attal disse hoje que quer ajudar a província a proteger a língua francesa. A imprensa canadiana avança, entretanto, que em julho é a vez de o Presidente Emmanuel Macron visitar o Canadá.
O primeiro-ministro de França esteve no Canadá entre os dias 10 e 12 de abril. Gabriel Attal começou a sua visita em Ottawa, onde se reuniu com Justin Trudeau.
Numa conferência de imprensa conjunta, ambos os governantes defenderam o pacto comercial entre o Canadá e a União Europeia, cuja ratificação tem sido dificultada pela legislatura francesa.
A dupla manifestou confiança na implementação do Acordo Económico e Comercial Global, também conhecido por CETA.
Attal diz tratar-se de um “pacto vantajoso para todos”, apesar da oposição no seu próprio país.
Depois de Ottawa, o governante francês seguiu para o Quebec. No seu último dia no Canadá, discursou no Parlamento provincial.
Attal disse que quer ajudar a província a proteger a língua francesa. Por outro lado, disse apoiar a separação entre a religião e o Estado. Uma questão controversa no Quebec, onde a proibição de símbolos religiosos no setor público, por exemplo, tem sido alvo de debate.
A visita de Attal ao Canadá coincidiu com uma novidade relativa a Emmanuel Macron, avançada pela imprensa canadiana.
Ao que tudo indica, o Presidente francês vem ao Canadá em julho. Para já, sabe-se que vai visitar as províncias marítimas.
Foto: Gabriel Attal/X