FRANÇA USA ESTADO DE EMERGÊNCIA PARA DETER PROTESTOS PACÍFICOS – AMNISTIA

LusaLisboa, 31 mai (Lusa) — A Amnistia Internacional acusou as autoridades francesas de aproveitarem as medidas adotadas no âmbito do estado de emergência decretado em França em 2015, destinadas a combater o terrorismo, para limitar o exercício do direito de manifestação pacífica.

Num relatório hoje divulgado, intitulado “Um direito, não uma ameaça: Restrições desproporcionadas a manifestações sob o estado de emergência em França”, a organização de defesa dos direitos humanos documentou e analisou a forma como têm sido impostos limites a esse direito fundamental, nomeadamente nos protestos de contestação à revisão da lei laboral.

“Medidas de emergência destinadas a proteger o povo francês da ameaça do terrorismo estão, em vez disso, a ser usadas para restringir o seu direito de protestar pacificamente”, escreveu Marco Perolini, investigador da AI sobre França, no documento.