Fóssil no Canadá: Bebé de mamute encontrado na província de Yukon

FOTO: WaterSHEDLab TWITTER
FOTO: WaterSHEDLab TWITTER

Um bebé de mamute foi encontrado na última semana congelado na região do Ártico do Canadá. Foi a primeira descoberta do tipo já feita na América do Norte. O animal pré-histórico mumificado pode ter mais de 30 mil anos de idade, segundo os investigadores.

A descoberta aconteceu no gelo permanente do subsolo, o chamado ‘permafrost’ na região de Klondike, situada na província de Yukon. Na região do Ártico canadiano, dois mineiros teriam identificado algo estranho durante escavações ao sul de Dawson City, numa área que pertence a uma das Primeiras Nações (Tr’ondek Hwech’in).

De acordo com o Governo local, trata-se do “mamute mumificado mais completo encontrado na América do Norte e apenas o segundo no mundo”, depois de o primeiro ter sido encontrado na

Sibéria, em 2007. O mamute russo seria mais velho do que o canadiano, com cerca de 42 mil anos. Os investigadores acreditam que o fóssil encontrado no Canadá tem mais de 30 mil anos.  No entanto, os dois animais possuem aproximadamente o mesmo tamanho.

A mais recente descoberta foi batizada de ‘Nun cho ga’, que na língua Han, falada pelos nativos da região canadiana, significa “grande bebé animal”. De acordo com os paleontólogos, o fóssil trata-se de uma fêmea.

Em 1948, os investigadores encontraram restos parciais de um bebé de mamute numa mina de ouro do Alasca. Até aos dias de hoje, não conseguiram localizar todas as partes.