Fornecedores federais não combatem devidamente violações dos direitos humanos

Foto: festivio/Pixabay
Foto: festivio/Pixabay

A maioria dos fornecedores do Governo federal do Canadá não estão a combater devidamente o tráfico de pessoas, o trabalho forçado e o trabalho infantil. É o que revela um novo relatório do grupo Rights Lab.

A grande maioria dos fornecedores que vendem mercadorias ao Governo federal do Canadá carece de políticas adequadas para prevenir violações dos direitos humanos.

A conclusão é de um novo relatório, divulgado agora pela imprensa canadiana, que deixa recomendações a Ottawa sobre como evitar o tráfico humano, o trabalho forçado e o trabalho infantil na respetiva cadeia de abastecimento.

Encomendando pelo Governo federal, o relatório foi concluído em maio pelo Rights Lab, um grupo multidisciplinar especializado no tráfico de pessoas e sediado na Universidade de Nottingham, em Inglaterra.

De acordo com a análise, o Governo do Canadá deu um passo importante e obrigatório ao submeter os seus fornecedores a este tipo de escrutínio.

Desde que recebeu as conclusões do relatório, o Governo já atualizou o seu Código de Conduta no que respeita a Aquisições. O objetivo é assegurar que os direitos humanos e trabalhistas são respeitados pelas empresas que subcontrata.