Fórmula infantil ByHeart recolhida nos EUA e Canadá

Foto: Facebook ByHeart

Os casos de botulismo potencialmente mortal em bebés que beberam a fórmula infantil ByHeart registaram um aumento. As autoridades americanas afirmaram que ainda estão a encontrar o produto recolhido nas prateleiras de algumas lojas.

Entretanto, a empresa informou a 19 de novembro que testes laboratoriais confirmaram que algumas amostras da fórmula estavam contaminadas com o tipo de bactéria que adoeceu mais de 30 bebés no surto.

Testes realizados por um laboratório independente de segurança alimentar encontraram Clostridium botulinum, uma bactéria que produz toxinas que podem causar doenças potencialmente fatais em bebés com menos de 1 ano, segundo a empresa.

Os responsáveis da ByHeart afirmaram que notificaram a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) sobre as descobertas, mas não especificaram quantas amostras foram testadas ou quantas deram positivo.

A Agência Canadiana de Inspeção de Alimentos (CFIA) também emitiu um alerta de recolha para os canadianos que possam ter comprado o produto ByHeart afetado. A agência afirmou que a fórmula afetada não deve ser consumida, servida, usada, vendida ou distribuída sob nenhuma circunstância.