FORD PROJETA CORTAR MILHARES DE EMPREGOS NO MUNDO

LusaNova Iorque, Estados Unidos, 16 mai (Lusa) — A fabricante de automóveis Ford pode demitir até 20.000 empregados em todo o mundo para economizar dinheiro e melhorar a rentabilidade, disse hoje uma fonte próxima da empresa à agência noticiosa AFP.

A segunda maior fabricante de automóveis dos Estados Unidos (EU) em termos de vendas, que atualmente emprega 202.000 pessoas a tempo inteiro e parcial, confrontada com a desaceleração do mercado automóvel nos EU, vai anunciar os cortes no emprego nos próximos dias.

O diretor executivo da empresa, Mark Fields, está sob pressão dos acionistas para clarificar a sua estratégia e espera que as medidas de austeridade lhe permitam economizar cerca de três mil milhões de dólares (2,74 mil milhões de euros) em 2017.