
A 2 de setembro, o premier de Ontário, Doug Ford, reagiu com indignação ao anúncio do encerramento de uma fábrica que engarrafa Crown Royal em Ontário. O premier despejou uma garrafa numa conferência de imprensa e incentivou outras pessoas a fazerem o mesmo.
A fabricante de bebidas alcoólicas Diageo anunciou, na última semana de agosto, que vai encerrar as operações da sua fábrica de engarrafamento em Amherstburg, Ontário, no início do próximo ano. As operações serão transferidas para os Estados Unidos da América (EUA). A medida vai afetar cerca de 200 postos de trabalho.
A empresa afirmou que foi uma decisão difícil, tomada para melhorar a eficiência e a resiliência da sua cadeia de abastecimento, e que vai apoiar os seus funcionários no processo de transição, com apoio da UNIFOR para ajudar os trabalhadores sindicalizados.
A Diageo acrescentou que vai manter uma presença “significativa” no Canadá, incluindo a sua sede e operações de armazenamento na região metropolitana de Toronto, bem como as instalações de engarrafamento e destilação em Manitoba e Quebec.
A resposta de indignação de Ford ocorreu durante um anúncio não relacionado do Governo de Ontário em Waterloo. Ford anunciou que o seu Governo vai investir 12,9 milhões de dólares através do Fundo de Desenvolvimento de Competências (SDF).
O objetivo do investimento é ajudar mais de 50 mil pessoas na região de Waterloo a adquirirem formação para enveredar por empregos bem remunerados em setores de alta procura, incluindo construção, manufatura, ofícios especializados, educação e inovação na saúde.
Este investimento faz parte dos investimentos históricos da província no SDF, que foi recentemente aumentado para 2,5 mil milhões de dólares para apoiar os trabalhadores que enfrentam incertezas económicas como resultado das tarifas dos EUA.