FOLHA NOMINAL DOS TRABALHADORES MOÇAMBICANOS PASSA A SER DIGITALIZADA

LusaMaputo, 27 jul (Lusa) – O Governo moçambicano decidiu hoje em Maputo que a folha da relação nominal dos trabalhadores moçambicanos e estrangeiros passa a ser gerida em formato digital.

“Nesta revisão, as entidades empregadoras passam a trazer os dados sobre emprego por forma digital”, disse Élia Muiambo, diretora do Gabinete Jurídico do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS).

Muiambo falava aos jornalistas no decurso da Comissão Consultiva do Trabalho (CCT), em que a proposta do diploma ministerial que aprova a folha da relação nominal dos trabalhadores foi um dos temas debatidos.

O objetivo do documento é produzir, anualmente, dados estatísticos sobre emprego, para que as autoridades laborais tenham conhecimento da situação laboral em cada empresa.

O instrumento permite igualmente o conhecimento da quota dos trabalhadores estrangeiros nas empresas e o cumprimento das normas sobre a contratação da mão-de-obra estrangeira.

PMA // FPA

Lusa/Fim