
Olhamos agora para os eventos da comunidade luso-canadiana. No passado sábado, dia 19, o Grupo Folclórico Transmontano de Toronto comemorou em Mississauga o quadragésimo primeiro aniversário. Bosco da Costa acompanhou a comemoração e traz-nos agora tudo ao pormenor.
No Nordeste português, região fria e montanhosa, surgiu há centenas de anos uma dança que é símbolo da portugalidade. Os campesinos, entre uma colheita e outra, costumavam se juntar para dançar e se distrair do árduo trabalho do campo.
Assim nascem as danças folclóricas Transmontanas, que hoje são reconhecidas como património da cultura portuguesa.
Orgulhosamente há 41 anos, o Grupo Transmontano de Toronto mantém vivo no Canadá esta tradição portuguesa centenária.
Ana Costa, presidente do Grupo, não esconde a felicidade de celebrar 41 anos de existência no Canadá.
Formado em 1981. O grupo Transmontano de Toronto é o único no Canada a representar a cultura folclórica da província de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O grupo representa todos os elementos típico da cultura transmontana. Os trajes de trabalho, a feira, a romaria, e os famosos Pauliteiros e Pauliteiritas de Miranda do Dour.
E a cultura transmontana vem de pequeno, ou melhor de berço. Com apenas 4 meses, Logan Emanuel já vai aprendendo a dança que é símbolo de Portugal.
Para Ana Costa, o grupo é sua missão de vida. Ana, curiosamente, não é nascida no Nordeste de Portugal, mas reconhece a importância de manter viva a tradição cultural desta região.