FMI DIZ QUE MOÇAMBIQUE PRECISA DE REFORÇAR POLÍTICAS MONETÁRIAS RESTRITIVAS

LusaMaputo, 29 set (Lusa) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que Moçambique tem de intensificar políticas monetárias restritivas “para salvaguardar a estabilidade macroeconómica” e colocou condições para aceitar um pedido de Maputo para que fossem retomadas discussões sobre um programa de ajuda.

“As autoridades [moçambicanas] solicitaram ao Fundo [Monetário Internacional] que fossem retomadas, o mais depressa possível, as discussões sobre apoio financeiro. Uma trajetória sólida de aplicação de políticas macroeconómicas saudáveis e um início efetivo do processo de auditoria [das empresas EMATUM, Proindicus e MAM] a curto prazo ajudariam a criar as condições para um possível retomar das discussões sobre um programa com o FMI”, indicou hoje o FMI num comunicado da equipa técnica que visitou o país africano durante uma semana.

A equipa, chefiada por Michel Lazare, concluiu hoje a visita a Moçambique para avaliar os “recentes desenvolvimentos económicos” do país e “discutir as políticas governamentais para restaurar a confiança e apoiar a estabilidade económica”.